quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Presença da Música na Educação Infantil

   Trabalhar música com bebês e crianças despertam o desejo de ouvir e interagir. 
   O exercício da expressão musical tem objetivos de perceber, sentir e pensar respeitando cada fase do desenvolvimento.

Pode ser feito tanto pela produção, apreciação e reflexão dos sons.
Produção: Experimentação e imitação de sons. Com apresentação de diferentes tipos de instrumentos musicais.
Apreciação: Percepção tanto dos sons como do silêncio. O Silêncio deve ser valorizado nas atividades, como também sons do cotidiano como canto dos pássaros e da natureza em geral.
Reflexão:sobre questões referentes a organização, criação, produtos e produtores musicais.  
 


 A música traz tranquilidade para a mãe e para o bebê, introduzindo-o na sensibilização aos sons, desde muito cedo.
 A música ainda beneficia na fala, através das músicas infantis como "roda-roda", "o sapo não lava o pé" e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazendo com que a criança entenda o significado das palavras através dos gestos que se fazem ao cantar. Portanto, a criança se alfabetiza mais rápido.

Orientações dos projetos

Oficina
       Pode ser utilizado sucatas e materiais recicláveis, caixas de papelão, retalhos de madeira. Tão importante quanto fazer instrumentos é fazer música com eles.
Jogos e brincadeiras
         A música na educação infantil mantém forte ligação com o brincar. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas. Ex: brincar de estátua, trava-línguas...

Organização do espaço
 Para a atividade de construção de instrumentos é necessário um local com cadeiras e mesas que possa ser disposto e reorganizado.
Fontes sonoras
 Pode ser usado brinquedos, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. 
   Com bebês e crianças pequenas deve se valorizar os brinquedos populares: o matraca, o “rói-rói”, “berra-boi”, além de chocalhos para bebês. 

Registro Musical
       Diversos tipos de sons podem ser traduzidos corporalmente. Estes gestos também podem ser transformados em desenhos.

   Percebemos que em uma escola, muita coisa pode se elaborar com a música.   
      Ela facilmente pode ser trabalhada como qualquer outra disciplina, pois  se trabalha: artesanato (com a montagem de instrumentos) ; história (conhecendo os compositores); e assim por diante. 
   Além do mais, a música inspira, emociona, faz sonhar.  Sentimentos primordiais para um desenvolvimento infantil saudável.