domingo, 16 de outubro de 2011

Trabalhando as diferenças

AS FASES DO PROJETO
    Na educação infantil o importante é explorar as brincadeiras e realizar pesquisas com o auxílio das crianças referente as suas dúvidas. Para projetar as atividades, deve-se primeiramente pesquisar as crianças (social e cultura) e ter o registro do que elas já conhecem. A partir daí iniciar um projeto; esse projeto não deve estar definido (com início, meio e fim), ele é moldado a partir das dúvidas que as crianças vão apontando. O importante é a atividade despertar interesse; durante o processo o educador deve registrar a aprendizagem das crianças; fazer uma síntese, percebendo assim se está tendo êxito na atividade (o que as crianças aprenderam além do que sabiam). Para, se preciso for, reconsiderar e tentar uma nova abordagem. (Marques, Circe Mara. Educação Infantil Projetando e Registrando a ação educativa).

AS BRINCADEIRAS COM BONECAS OU BONECOS

http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/textos/obrinquedo.pdf

    No endereço acima, a doutora em educação, Leni Vieira Dorneles fala em seu artigo “o brinquedo e a produção do sujeito infantil”, sobre como são apresentadas as crianças um tipo de corpo, de raça, geração e gênero nas bonecas e bonecos industrializados. E a ausência de diversos sujeitos nas brincadeiras infantis.


PROBLEMATIZANDO A BRINCADEIRA
    O professor deve pensar e problematizar os vários brinquedos disponíveis às crianças. Devem estranhar cada vez mais os brinquedos apresentados em suas salas de aulas e quais os efeitos da fabricação dos mesmos na produção dos sujeitos infantis hoje.As crianças formam diversos perfis do sujeito: dependendo da cultura, da região, do tempo histórico e político que está inserida. Por isso trabalhar com vários tipos de bonecas e bonecos (com corpos gordos, os cegos, os cadeirantes, os portadores de síndrome de down, os idosos, os gays, os que usam óculos, etc.) faz a criança conviver com as diferenças e passar a ver isso como parte de sua cultura. Sendo que a boneca loira, longos cabelos, magra, branca consumido em série pelas crianças é o tipo de corpo/brinquedo que não problematiza, mas sim discrimina, pois as crianças passariam a ver os outros que fogem deste padrão como 'diferentes'.

 
Barbie
Qual a influência exercida pela Boneca Barbie, que a cada segundo, duas bonecas são vendidas no mundo? Não seria um tipo de beleza considerada ideal e desejada pelas crianças, que além da boneca, acabam desejando tudo que parte dela: vestuário, acessórios.



 Bonecos do Hospital
Possibilita a criança conhecer diversas deficiências físicas, questionando-se, por exemplo,como a boneca cadeirante se locomove. Passa a se interessar pelos cuidados necessários em cada caso.


Boneca Cadeirante


Boneca Preta Gil
Com esta boneca podemos trabalhar com as crianças a beleza diferente, fora do padrão estipulado pela mídia. Esta boneca se difere da Barbie, por exemplo, na cor da pele, cabelos e porte físico. Demostrando que não há apenas um tipo de beleza.


Bonecos com Sindrome de Down
Mostrar o rosto diferente do portador da Sindrome de Down, explicando as diferenças de comportamento e aprendizagem. Dessa forma a criança familiariza-se com a aparência e passa a conhecer as diferenças.



Boneca Islâmica
Através destas bonecas podemos demonstrar as diferentes culturas existentes no mundo. Nesta boneca islâmica em específico, mostramos a diferente vestimenta das mulheres e características físicas das mesmas.


Boneca Cega
Mostrar a boneca explicando as limitações de uma pessoa cega, que ela não pode ve-la mas pode senti-la com o toque dos dedos. Até mesmo, podemos apresentar as letras do alfabeto em Braille.


Boneca Negra
Trabalhar as diferenças raciais. Que a pele negra é tão normal e bonita quanto uma pele branca.
Através da apresentação dessas bonecas(os) as crianças irão perceber as diferenças e questionar. Nesse momento o professor explora as dúvidas e juntos buscam o conhecimento com pesquisas para formar crianças e futuros cidadãos conscientes e respeitosos em relação as diferenças.

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